Equilíbrio, que palavra mágica é esta?
Qual é a relação do equilíbrio com a gestão empresarial? Tudo! É possível dizer que é essencial, ou melhor, é primordial para o desenvolvimento de qualquer empresa.
Nos últimos anos testemunhamos mudanças consideráveis, graças ao avanço das tecnologias, dentre elas a de maior destaque sem dúvida se refere a internet, este avanço tecnológico também foi responsável pelas mudanças nos ambientes de trabalho e na gestão das empresas que nasceram pós era digital, empresas como o google, Instagram, LinkedIn, Twitter, Microsoft, Apple, Sony, Disney, Pixar entre outras.
Todas estas empresas citadas e muitas outras, são conhecidas e reconhecidas pela gestão da informação, pelo foco na inovação, pelo apelo à criatividade e principalmente pelo ambiente de trabalho, muitas têm horários flexíveis, atividades de lazer durante o período de trabalho, creches, salas de descompressão e muitas outras benesses.
Este modelo de negócio se tornou o sonho dourado de muitos profissionais e causou um certo frisson no meio empresarial, várias empresas quiseram ou querem de certa forma copiar este modelo de gestão. Mas, muitas destas empresas encontraram um caminho de espinhos e de insucesso.
Toda empresa que quer se perpetuar, crescer e obter sucesso tem que entender que nem todo modelo de gestão serve para todas as empresas, nem todas as empresas são uma Apple ou o Google.
Toda precisa ser o resultado da composição equilibrada de uma tríade, e esta tríade é formada pelo Corpo, Mente e pela Alma.
Corpo — Infraestrutura física, prédio, máquinas, ferramentas, recursos, são os recursos físicos e tangíveis de uma empresa.
Mente – Planejamento Estratégico, se refere a parte pensante da empresa a liderança e os conjuntos de decisões estratégicas que nortearão os caminhos da empresa ao sucesso.
Alma – São as pessoas, a cultura, os valores são bens intangíveis.
Posto isto, deve-se entender que se focarmos muito em apenas um destes atributos a tríade fica deficiente.
Certa ocasião, existia uma empresa que era muito preocupada com a gestão de pessoas, pelo ponto de vista desta tríade esta empresa focava todos os seus esforços apenas na Alma, achando que esta era a chave para o sucesso, e se espelhava em grandes empresas como a própria Apple e o Google, o resultado foi que financeiramente esta empresa não gerava lucro, não crescia por razão de baixa produtividade e em pouco tempo por razão deste atrofiamento acabou entendendo que não conseguiria crescer desta forma. Neste caso, a empresa conseguiu reverter a tempo, profissionalizou a equipe, e olhou com mais critério para a parte estratégica (Mente) e para a infraestrutura (Corpo).
Devemos ter a consciência de que tudo isto se baseia em equilíbrio, existe uma frase popular que diz ” Tudo que é demais, sobra” e esta frase é a mais pura verdade, temos que olhar para o futuro, devemos vislumbrar a perpetuação das nossas empresas, tendo como uma base sólida o equilíbrio.